Eunuco etíope Atos 8:25–40
Por Prof. Wagner Montanhini
O eunuco etíope
Atos 8:25–40
Você pode imaginar como deve ter sido para Filipe correr ao lado da carruagem de um homem que ele nunca conheceu antes, tudo para compartilhar as boas novas de Jesus Cristo com ele no meio do deserto? Neste sermão, nos atrai para a cena desse encontro divinamente ordenado entre Filipe e o eunuco etíope.
Transcrição
E, tendo testificado e pregado a palavra do Senhor, voltaram para Jerusalém, pregando o evangelho em muitas aldeias dos samaritanos.
Ora, um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: "Levanta-te e vai para o sul pela estrada que desce de Jerusalém a Gaza". Isso é deserto. Então ele se levantou e foi. E eis que um homem da Etiópia, eunuco de grande autoridade sob Candace, rainha dos etíopes, que tinha a seu cargo todo o seu tesouro, e tinha vindo a Jerusalém para adorar, estava voltando. E sentado em sua carruagem, ele estava lendo o profeta Isaías. Então o Espírito disse a Filipe: "Aproxime-se e alcance este carro".
Então Filipe correu para ele, ouviu-o ler o profeta Isaías e disse: "Você entende o que está lendo?"
E ele disse: "Como poderei, se alguém não me guiar?" E ele pediu a Filipe que subisse e se sentasse com ele. O lugar na Escritura que ele leu foi este:
"Ele foi levado como uma ovelha ao matadouro;
E como o cordeiro se cala diante do seu tosquiador,
assim não abriu a boca.
Em Sua humilhação, Sua justiça foi tirada,
E quem declarará Sua geração?
Pois Sua vida foi tirada da terra."
Então o eunuco respondeu a Filipe e disse: "Eu te pergunto, de quem o profeta diz isso, de si mesmo ou de algum outro homem?" Então Filipe abriu a boca e, começando por esta Escritura, pregou-lhe Jesus. Agora, enquanto desciam a estrada, eles chegaram a um pouco de água. E o eunuco disse: "Veja, aqui está a água. O que me impede de ser batizado?"
Então Filipe disse: "Se você crê de todo o coração, você pode".
E ele, respondendo, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
Então ele ordenou que a carruagem parasse. E Filipe e o eunuco desceram à água, e ele o batizou. Ora, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe, de modo que o eunuco não o viu mais; e seguiu seu caminho regozijando-se. Mas Filipe foi encontrado em Azoto. E, passando por ali, pregou em todas as cidades, até chegar a Cesaréia.
Quem tem ouvidos para ouvir a Palavra de Deus, ouça-a.
A Velha Estrada de Gaza
No sermão anterior, vimos o início do ministério de Filipe em Samaria. Disseram-nos que toda a cidade, depois de ouvir o evangelho pregado por Filipe e ver os sinais e maravilhas que Deus realizava, estava entregue à alegria porque a opressão que haviam sofrido sob Simão, o Mago, e os poderes ocultos haviam sido derrotados e levantados. Também vimos a traição de Simão, o Mago, quando ele procurou comprar de Pedro o dom e o poder do Espírito Santo.
Lucas continua a narrativa da jornada missionária de Filipe em nosso texto de hoje. Muitas vezes ouvimos falar das viagens missionárias de São Paulo e às vezes esquecemos que as viagens missionárias da igreja primitiva começaram antes de Paulo, e vemos isso especificamente neste texto na pessoa de Filipe. Somos informados de que depois que Filipe deixou a cidade em que estava, ele e sua comitiva continuaram a pregar nas aldeias e cidades da região de Samaria.
Em muitas Bíblias, depois do livro do Apocalipse, existem mapas. Se você olhar para a Palestina nesses mapas, verá que no norte está a Galiléia, no sul está a Judéia e no meio está a região de Samaria. Filipe estava ministrando ao norte de Jerusalém, em Samaria, e agora um anjo do Senhor veio a ele de maneira semelhante a quando Deus chamou Elias para seu ministério no deserto. Ele disse a Filipe: "Levante-se e vá para o sul pela estrada que desce de Jerusalém a Gaza".
O que me impressiona sobre o anjo da instrução do Senhor é que a cidade de Gaza, que havia sido uma das cinco cidades importantes dos filisteus, havia sido destruída por Alexandre, o Grande. Esta estrada que originalmente ia de Jerusalém a Gaza estava em quase completo desuso porque uma nova estrada naquela direção havia sido construída.
Isso me lembra de quando eu estava crescendo e conheci uma garota quando estava na segunda série, e ela estava na terceira série, e ela morava em uma rua na cidade onde eu cresci. Seu endereço era 241 Old Clairton Road. Esta foi a garota com quem acabei me casando, então me lembro desse endereço. Durante minha juventude, se alguém viajasse de Pittsburgh para a cidade de Clairton, ninguém dirigia na Old Clairton Road porque uma nova Clairton Road havia sido construída, e você perderia muito tempo vagando pela rotatória na Old Clairton Road. Mas, graças a Deus, a Old Clairton Road não foi destruída e casas foram construídas ao longo dela que me deram a que comemorava o Dia das Mães em nossa casa hoje.
Foi assim quando o anjo do Senhor disse: "Filipe, quero que você vá para a 'Velha Estrada de Gaza'". Ninguém mais ia pela "Velha Estrada de Gaza", então era quase como se Deus estivesse direcionando Filipe para o meio do deserto sem motivo aparente. Mas Filipe obedeceu ao mandamento do Senhor e desceu de Samaria, passando por Jerusalém, e seguiu pelo caminho.
O eunuco etíope
Enquanto Filipe ia, havia outra pessoa viajando na estrada de Jerusalém para Gaza, e somos apresentados ao chamado "homem da Etiópia, um eunuco que tinha grande autoridade sob Candace, a rainha dos etíopes".
Deixe-me falar um pouco sobre o eunuco etíope. Ser um eunuco significava ser castrado cirurgicamente na antiguidade. Isso não era incomum, pois os eunucos costumavam ficar de guarda no harém de um rei. A razão para sua emasculação era óbvia, pois o rei podia confiar em um homem que não estaria inclinado a interferir no harém do rei.
Alguns eunucos ascenderam a posições elevadas de autoridade. Eles se tornaram mordomos domésticos da casa real, camareiros, tesoureiros da comunidade e assim por diante. Neste caso, somos informados de que o eunuco etíope era um homem de grande autoridade sob Candace, a rainha da Etiópia.
Na antiguidade, os reis da Etiópia não cuidavam dos negócios reais da nação. Era a crença na Etiópia de que os reis eram descendentes dos deuses e, sendo criaturas divinamente humanas, eram santos demais para serem encarregados de cuidar dos negócios do império. Assim, os negócios do império foram colocados nas mãos da rainha-mãe, e toda rainha-mãe por muitas gerações recebeu o título ou nome de Candace. Era assim que funcionava na Etiópia séculos atrás, onde o rei reinava, mas ele não governava.
Lucas diz que o etíope tinha grande autoridade sob Candace, a rainha dos etíopes, e encarregado de todo o seu tesouro. O eunuco etíope tinha vindo a Jerusalém para adorar, o que indica que ele era um judeu disperso ou, mais provavelmente, um gentio que em algum lugar ao longo da linha havia abraçado os ensinamentos do judaísmo e feito uma longa viagem da Etiópia a Jerusalém para alguma ocasião especial. Ele estava agora voltando para a Etiópia.
Filipe ultrapassa a carruagem
"E sentado em sua carruagem, ele estava lendo Isaías, o profeta." Lucas menciona o termo "carruagem", mas não imagine o eunuco etíope dirigindo pela estrada para Gaza a uma velocidade vertiginosa, as rédeas em suas mãos com sua parelha de cavalos puxando sua carruagem sobre duas rodas como Ben Hur correndo ao redor do Circus Maximus. Esse não é o tipo de carruagem em que ele estava. Ele tinha uma comitiva inteira com ele, e era mais como uma carroça coberta ou diligência sendo puxada ao longo da estrada deserta. A carruagem não estava correndo em alta velocidade, e o próprio eunuco não estava dirigindo a carruagem. O eunuco não estaria segurando as rédeas, pois algum subordinado a ele estaria dirigindo.
Somos informados de que ele estava sentado na carruagem lendo, e também somos informados de que ele estava lendo em voz alta. Isso pode parecer incomum, mas pense nos dias em que você aprendeu a ler no jardim de infância ou na primeira série. Na minha sala de aula da primeira série, havia um semicírculo na frente da sala e, quando chegou a hora da leitura, subimos até o semicírculo, pegamos nossos leitores e tivemos que nos revezar na leitura em voz alta, pronunciando as palavras à medida que avançávamos. As pessoas normalmente aprendem a ler em voz alta quando começam a ler.
Quando você chega à faculdade, não deve ir à biblioteca e ler em voz alta. É preciso uma certa sofisticação para ser capaz de ler silenciosamente. Na verdade, as pessoas que são leitoras lentas e frequentam cursos de leitura dinâmica são ensinadas a ler sem mover os lábios porque o movimento de mover os lábios as retarda.
Pessoas como o eunuco não estavam lendo livros publicados por Gutenberg ou editoras modernas. Eles estavam lendo manuscritos que eram muito difíceis de seguir, pois conservavam espaço colocando as palavras próximas umas das outras. Como resultado, as pessoas geralmente os liam em voz alta.
Aqui está a cena: no meio do deserto, uma caravana seguia pela estrada. Lá, um alto funcionário da Etiópia estava sentado, lendo em voz alta, e Deus enviou Filipe para interceptá-lo. Lucas diz: "Então o Espírito disse a Filipe: 'Aproxime-se e alcance esta carruagem.'"
Não sabemos a que velocidade a carruagem estava indo, mas somos informados de que Filipe teve que correr para alcançá-la. Tenho certeza de que a carruagem não tinha espelhos retrovisores. Caso contrário, quem quer que estivesse no banco do passageiro teria sido alertado de que um homem estava correndo atrás deles no deserto, aparentemente perseguindo o alto funcionário da Etiópia.
Filipe prega a Cristo
O homem etíope estava sentado em sua carruagem, lendo em voz alta um texto do Antigo Testamento. Ele olhou para cima e havia um homem desconhecido correndo ao lado de sua carruagem. Enquanto Filipe corria, ele gritou para o eunuco etíope, porque podia ouvir o que estava lendo, e disse: "Você entende o que está lendo?"
O eunuco olhou para o homem que corria ao lado dele perguntando se ele entendia o texto de Isaías e disse: "Francamente, não, eu não entendo. Como posso entendê-lo, a menos que alguém possa me explicar?" Com isso, o eunuco convidou Filipe a subir na carruagem e conversar com ele sobre o texto. Lucas diz:
O lugar na Escritura que ele leu foi este:
"Ele foi levado como uma ovelha ao matadouro;
E como o cordeiro se cala diante do seu tosquiador,
assim não abriu a boca.
Em Sua humilhação, Sua justiça foi tirada,
E quem declarará Sua geração?
Pois Sua vida foi tirada da terra."
Esse texto soa familiar para você? Quando celebramos a Ceia do Senhor e leio o texto da Escritura enquanto os elementos estão sendo distribuídos, minha primeira escolha para leitura é Isaías 53. Começa com estas palavras:
Quem acreditou em nosso relatório?
E a quem foi revelado o braço do Senhor?
Pois ele crescerá diante dele como uma planta
tenra e como uma raiz da terra seca.
Ele não tem forma ou beleza;
E quando O vemos,
não há beleza que desejemos.
Ele é desprezado e rejeitado pelos homens,
um homem de dores e familiarizado com a dor.
E escondemos, por assim dizer, nossos rostos dele;
Ele foi desprezado, e nós não o estimamos.
Certamente Ele tomou sobre si as nossas enfermidades
E carregou as nossas dores;
Contudo, nós o reputávamos por aflito,
ferido por Deus e atribulado.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões,
e moído por causa das nossas iniqüidades;
O castigo que nos traz a paz estava sobre ele,
e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Todos nós, como ovelhas, nos desviamos;
Nós nos voltamos, cada um, para o seu próprio caminho;
E o Senhor fez cair sobre Ele a iniqüidade de todos nós. (Isaías 53:1–6)
Isso não é familiar? Soa quase como uma descrição de testemunha ocular da paixão de Jesus, mas essas palavras foram escritas quase oitocentos anos antes da cruz. Nesse intervalo de oitocentos anos, ninguém apareceu para cumprir a profecia de Isaías sobre o Servo Sofredor do Senhor que levaria os pecados do povo de Deus.
Oitocentos anos depois, enquanto um etíope lia este texto, Filipe perguntou: "Você entende o que está lendo?" O etíope respondeu: "Não. De quem esse profeta está falando? Ele está falando de si mesmo ou de outra pessoa que está por vir?"
Lucas nos diz: "Então Filipe abriu a boca e, começando por esta Escritura, pregou-lhe Jesus". Por que Filipe não se voltou apenas para os livros de Mateus, Marcos, Lucas, João, Atos, Romanos, Primeira ou Segunda Coríntios, ou as epístolas da prisão, Efésios, Gálatas, Filipenses, Colossenses ou o livro do Apocalipse? Esses livros ainda não haviam sido escritos. Nenhuma palavra do Novo Testamento ainda estava impressa. Quando o evangelho foi para a Etiópia através de Filipe, o evangelista, passou pela pregação da Palavra de Deus, porque nos é dito que a fé vem pelo ouvir da Palavra de Deus.
Filipe pregou Jesus não do Novo Testamento, mas como o próprio Jesus pregou ao povo no caminho de Emaús do Antigo Testamento, Filipe pregou Cristo. Ele cobriu não apenas alguns dos versículos de Isaías 53, mas todo o capítulo de Isaías 53, depois o atualizou com a obra de Cristo em Sua expiação, ressurreição e ascensão.
Conversão e Batismo
O eunuco etíope estava ouvindo e absorvendo o que Filipe tinha a dizer, e a carruagem ainda estava se movendo pela estrada. Enquanto desciam a estrada do deserto, encontraram água ao lado da estrada, provavelmente um pequeno oásis que não esperavam encontrar nas proximidades. Quando viram a água, o eunuco disse: "Vejam, aqui está água. O que me impede de ser batizado?"
Tenho certeza de que Filipe já havia falado sobre a Grande Comissão de ir a todo o mundo pregando e ensinando Cristo e batizando todas as nações em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Estou convencido de que ele explicou ao eunuco que, assim como a circuncisão era o sinal da aliança antes de Jesus, agora o novo sinal do reino de Deus e a nova aliança eram o sinal do batismo. O eunuco havia absorvido todas essas coisas, viu água e disse: "Há algo que me impeça de ser batizado?"
Filipe disse: "Se você crer de todo o coração, poderá ser batizado". O eunuco então respondeu e disse: "Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus".
Qual é o significado dessa troca? Na igreja primitiva, quando o evangelho era pregado aos estrangeiros, as pessoas que eram estranhas à antiga aliança, que nunca haviam sido circuncidadas quando crianças, que vieram pela primeira vez à comunidade da aliança como adultos, antes que pudessem receber o sinal dessa nova aliança, tiveram que fazer uma profissão de fé. Isso ainda é verdade na igreja hoje.
Ao mesmo tempo, na igreja primitiva, sabemos que o processo era assim: quando os gentios eram convertidos, primeiro faziam uma profissão de fé, depois eram batizados, depois eram acolhidos na comunhão da igreja e engajados no que era chamado de Didaquê, ou o ensino dos apóstolos e discípulos.
Os conversos não precisavam passar por um teste em Abraão, Isaque e Jacó, em Moisés, Davi ou Jeremias, Ezequiel, Daniel, os Salmos; tudo o que eles tinham que fazer era abraçar Jesus, ser batizados, trazidos para a igreja, e então eles aprenderam todo o Antigo Testamento que levou a essas coisas.
Sem Impedimento
No século XX, um historiador da igreja e estudioso do Novo Testamento chamado Oscar Cullmann fez uma descoberta. Na liturgia da igreja primitiva, havia o que era chamado de "fórmula de impedimento", voltando à repreensão de Jesus aos discípulos em relação aos pequeninos, quando as crianças tentaram se aglomerar em torno de Jesus, chamar Sua atenção e vir a Ele, e os discípulos disseram: "Vá embora, não incomode o mestre", e assim por diante. Jesus repreendeu Seus discípulos, dizendo: "Deixai vir a mim as criancinhas, e não as impeçais; porque dos tais é o reino dos céus." A palavra "proibir" também pode ser traduzida como "impedir". Jesus estava dizendo: "Não os impeçais".
Cullmann disse que no Novo Testamento, na igreja primitiva, antes que uma pessoa pudesse ser trazida à comunhão com a igreja, ela não precisava passar por obstáculos ou passar por um exame teológico. O que era necessário para a adesão era mínimo. Se não houvesse nenhum obstáculo ou barreira clara para se juntar à igreja, e se eles fizessem uma profissão de fé em Cristo, eles recebiam o batismo, eram acolhidos na comunidade, mesmo como gentios, e então recebiam sua instrução mais completa.
Quando Filipe disse: "Se você crê de todo o coração, você pode", e o eunuco disse: "Eu creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus", o que aconteceu? O eunuco disse ao condutor: "Pare o carro", e eles pararam no local. Filipe e o eunuco saíram da carruagem, foram até a água e não ficaram apenas perto da água. Eles desceram para a água e Filipe batizou o eunuco.
Tenha cuidado com quantas inferências você tira disso. Não há uma palavra neste texto sobre o modo de batismo. Eles podem ter caminhado até a água, e vimos pinturas na igreja primitiva onde as pessoas entravam na água e pegavam um punhado de água e derramavam na cabeça do convertido. Essa era uma forma de batismo. Outros falam sobre imersão. Não sabemos se o eunuco foi aspergido, pulverizado ou mergulhado. Tudo o que sabemos é que ele foi batizado na e com água.
A alegria de Cristo
Lucas continua: "Quando eles saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe, de modo que o eunuco não o viu mais; e ele seguiu seu caminho alegre.
John Guest, o evangelista da Inglaterra, uma vez me contou sobre sua conversão em Liverpool quando era jovem. Ele tinha ido a uma reunião e ouviu o evangelho pela primeira vez, e foi convertido. Ele disse: "Quando voltei para casa naquela noite, corri pelas ruas de Liverpool e pulei sobre todos os hidrantes". Ele disse: "Eu estava pulando no ar e chutando meus calcanhares juntos. Foi o dia mais feliz da minha vida porque foi o dia em que conheci Cristo."
O eunuco fez uma árdua jornada até Jerusalém para passar pelos rituais do Antigo Testamento e, no caminho para casa, descobriu Cristo. O evangelista que lhe explicou Cristo foi tirado dele, mas a alegria de Cristo permaneceu com ele durante todo o caminho de volta para sua nação.
"Mas Filipe foi encontrado em Azoto", que era um nome dado a Asdode do Antigo Testamento. Lucas continua: "E, passando por lá, pregou em todas as cidades até chegar a Cesaréia". Philip deu meia-volta. Ele foi para o norte, para Samaria, depois foi chamado por Deus para voltar para o sul, em direção a Jerusalém, voltar para Gaza, e depois voltar para as cidades da planície, as cinco cidades dos filisteus. Lembre-se, você pode encontrar isso nos mapas da sua Bíblia. Finalmente, Filipe rumou para o norte, de volta à cidade de Cesaréia, que havia sido construída por Herodes e recebeu o nome em homenagem a César Augusto, e que era o quartel-general do procurador romano. Como um aparte, lembre-se de que Pôncio Piloto não morava em Jerusalém. Ele morava em Cesaréia e vinha em ocasiões especiais a Jerusalém. O evangelho primeiro foi para o norte, depois para o sul, e depois de volta para a planície novamente, e para o norte até Cesaréia.
Neste ponto do texto, deixamos o estudo das viagens missionárias de Filipe, e não ouvimos falar dele até que muitos anos se passem em sua vida, mas seu ministério é retomado mais tarde no livro de Atos. Por enquanto, estamos sendo preparados para a introdução do missionário supremo da igreja do Novo Testamento: Paulo, o apóstolo.
Quem tem ouvidos para ouvir a Palavra de Deus, ouça. Oremos.
Pai, como Te agradecemos por este maravilhoso testemunho da maneira como o Espírito capacitou Filipe a estender a mão para um estrangeiro que não entendia o texto de Isaías. O que era verdade para ele é muitas vezes tão verdadeiro para nós, que não entendemos essas coisas até que alguém as explique para nós. Agradecemos por essas oportunidades que temos de estudar não apenas o Novo Testamento, mas o Antigo Testamento e ver como ambos convergem em sua proclamação de que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo. Seja nosso tutor e aprofunde nossa compreensão dessas coisas, assim como você trabalhou por meio de Filipe para explicá-las ao eunuco da Etiópia. Pedimos em nome de Jesus. Amém.
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